sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

poupar - o que faço

algumas sei e faço há muito tempo, outras tento fazer:
- tomar duches rápidos: esta é óbvia,  mas se como eu te distrais com água quentinha, põe o cronometro a funcionar ou imagina que tens o homem da fruta a tocar à campainha!
- usar guardanapos de tecido (só os grandes mas já vemos diferença)
- pacotes de tv, seguros e companhia: esta semana desisti de um seguro e soube bem!
- cortar o meu cabelo: pensem no que gastam ao ano de cortar o cabelo. ontem tinha o cabelo encharcado e as pontas já estavam sequissimas, sinal de estrago acumulado que me diz estar na altura de cortar. fui buscar a tesoura, um espelho e um elástico: demorei cerca de cinco minutos a despachar-me e zero euros gastos! claro que eu tenho caracóis e um corte falhado não se nota muito, mas sabem? às vezes nota-se ou pelo menos eu noto, mas não quero saber, ele cresce e na próxima corre melhor. no youtube há muitos filmes a explixarem como cortar cabelo a nós próprios.
- cortar o cabelo dos miúdos: já cortei da D e do S (ao A só mesmo quando rapava e não quero voltar a isso). quando fiz à D jurei que nunca mais, minha rica filha, mas uns tempos depois voltei a fazê-lo e não foi tão mau, do S já fiz várias vezes mas os caracóis do miúdo coincidem com a minha auto-experiência. para correr melhor, tenho uma tia que corta muito bem e peço-lhe para cortar e vou pedindo para me dar dicas - será que não temos todos alguém assim na família?
- pôr pouca pasta de dentes: sabiam que a pasta que colocamos na escova deve ter o tamanho duma unha do dedo mindinho? e nós nas escovas convencionais enchemo-las de pasta apenas porque vemos assim na embalagem!
- não bochechar com força nem muito os dentes: eu sempre adorei bochechar após lavar os dentes mas sabiam que bochechar elimina o flúor? façam pouco e sem força e ainda poupamos novamente na água.
- levantar de uma só vez o dinheiro de bolso: eu e o A temos estipulado o valor que devemos ter "de bolso" para andar na carteira para pequenas coisas, mas é fácil perdermos noção se tivermos sempre a levantar. agora levantamos o valor mensal quando recebemos o ordenado e sabemos que é com aquilo que podemos contar até ao fim do mês.
- não comprar por impulso: isto significa ir com a lista feita para as compras, saber bem o que temos em casa, saber bem que roupa os miúdos precisam, ter noção dos produtos cuja marca não abdicamos e de onde são mais baratos, e dos outros que não nos importamos de experimentar marca branca, e ir às compras sem fome!
- máquinas da roupa e loiça só no período do vazio: porque temos bi-horário
- não ir passear a sítios consumistas: adeus querido Fórum!
- forno: como cozinhamos muito com o forno, ao domingo, dia inteiro de electricidade no vazio, preparamos duas refeições diferentes, mais um pequeno-almoço, mais pão para a semana e legumes no forno extra para acompanhamento.
- quando saímos de casa para passear, temos noção se vamos regressar ou não a tempo da refeição ser feita em casa e fazemos por ser.
- almoço no trabalho e já agora.. café também! às vezes apetece comer fora, mas é muito mais barato e saudável se levarmos de casa.. há dias que a preguiça fala alto e pode ser só alface e atum :) e com a desculpa de arejar, já viram o quanto café bebemos na rua quando em muitos dos trabalhos oferecem café mais barato (se não grátis)?
- levantar dinheiro além do de bolso só para coisas específicas: é tão fácil perdermos noção do que levantamos e onde o gastamos o troco. nós, além do dinheiro de bolso estamos a levantar dinheiro para o cabaz de fruta/legumes semanal e para a ida ao mercado, levantamos tudo de uma só vez e arredondamos para cima. quando chega o início do novo mês, o dinheiro que sobra (que deve ser no mínimo 10€), passa para um envelope intitulado "natal e prendas", que em janeiro já tinha dinheiro.
- não ter vergonha: de pedir emprestado, de perguntar se alguém tem, de dizer que não porque não é prioritário, de aceitar apenas com um "obrigada" quando alguém nos oferece algo.
- ter uma vida com propósito: isto é, comprar porque preciso e quero, ter algo porque me faz mesmo sentido a mim, fazer algo porque é exatamente aquilo que quero fazer. se vou a um aniversário é porque queremos, não vamos para parecer bem ou porque outros vão, e isto também faz diferença no nosso orçamento.

assim que me lembre é isto, e vocês que dicas partilham?

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails