segunda-feira, 5 de março de 2018

melhorar as manhãs ou pôr a rotina matinal num excel

estou a tentar simplificar. no geral!

quero e preciso trabalhar em várias áreas de simplificação nos próximos tempos e para isso é preciso tempo (dah) e assim chego facilmente ao que é agora prioridade: rotina matinal!

porque...

. como corre a manhã influencia o resto do dia
. sentir-me atrasada põe-me stressada e não ofereço o melhor das manhãs aos miúdos
. chegar atrasada no início do dia faz com que saia mais tarde ao fim do dia
. o atraso (se for grande) pode influenciar a rotina escolar dos miúdos
. decidimos que os miúdos vão mudar de escola logo no início do ano escolar, o que significa sair de casa muito mais cedo do que agora e tenho de comecar já a preparar-me para isto!

e sem querer fui parar a um post sobre organização da manhã e uma pequena dica fez-me fazer um novo quadro!

na verdade é simples:
. pensar na hora que queremos sair de casa
. listar as várias tarefas que temos a fazer e o tempo que demoram
. ir subtraindo o tempo das tarefas à hora de saída até chegarmos à hora que temos de acordar

agora, eu acho que todos nós fazemos isto inconscientemente, a questão é que fazer este exercício leva-nos a ter consciência de:
- a hora a que acordamos continua realista para as tarefas atuais?
- há tarefas que podemos fazer na noite anterior e/ ou podem ser feitas por outra pessoa?
- há tarefas que estamos a demorar muito tempo (do que o humanamente normal) e devemos trabalhar nelas para diminuir ao máximo?

na prática quero sair de casa às 7.50, por isso:
. às 7.45 tenho 5mn de tempo de contingência (para possiveis stresses)
. às 7.40 começa os 5mn para vestir casacos pôr malas e cia
. às 7.30 temos 10mn em que eu estou a maquilhar-me enquanto os miúdos lavam dentes e põem creme na cara
. às 7.15  e em 15mn os miúdos tomam o pequeno almoço enquanto eu lavo os dentes
. às 7.05 começa 10mn em que estou a fazer os pequenos almoços dos miúdos, enquanto eles calçam-se, fazem xixi e põem a mesa (se ainda não estiver)
. às 6.50 durante 15mn estou a vestir os miúdos (que normalmente é muito menos tempo)
. às 6.45 vou acordar os miúdos por 5mn (que às vezes é ligeiramente mais tempo)
. às 6.35 durante 10mn trato e como o meu pequeno-almoço e acabo e ponho o lanche da D na mala
. às 6.05 tomo banho e visto-me durante 30mn (com xixi e espreguiçamento à mistura)
. às 6.00 toca o despertador e tenho 5 minutos de arrastamento!

(claro que isto fica muito mais bonito em excel mas neste momento o blogger não me deixa pôr imagens nem nada)

dicas vossas?

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails